03 maio, 2014

Quer uma maçã? Não, prefiro miolos frescos...

Branca dos Mortos e os Sete Zumbis e outros Contos Macabros
por Fábio Yabu
Globo Livros - 198 pgs

"Estas não são histórias de ninar" é a recomendação que nos é dada por Max Mallmann na primeira orelha do livro.

E, de fato, não o são. Nada é o que parece à primeira vista.

Existem várias releituras de contos de fadas, mas as que encontramos nesse livro, em especial, são muito interessantes, exatamente pelo fato de unir fantasia e terror. Usar arquétipos conhecidos por todos nós, e desconstruir completamente pra construir algo totalmente diferente, mas que ainda mantém a essência original.

O título de alguns contos, torna possível identificar a qual fábula pertence, como em: João,  Maria e os Outros e Saramapunzel, mas em outros, o título é envolto em mistério, como: O Monstro e O Livro da Dor, por exemplo. E isso é muito interessante, pois os contos que conseguimos identificar de cara são surpreendentes, as personagens não são o que parecem à primeira vista, tudo é novo, o bom nem sempre é bom, e o mal é só um ponto de vista. Já aqueles com títulos misteriosos, são instigantes, pois só no final, ou próximo a ele é possível fazer essa identificação. São doze contos, alguns tem uma interligação entre si.

A narrativa é bem fluida e muito envolvente. A diagramação do livro é muito boa, as páginas são amarelas, a capa tem uma imagem de uma floresta assustadora e na contracapa encontramos a nossa querida Branca, no seu momento zumbi. No início de cada conto tem uma ilustração de Michel Borges, que segue a mesma linha do título, algumas nos remetem à fábula, outras não.


Se você gosta de Edgar Alan Poe, H. P. Lovecraft e outros escritores do gênero vai se deliciar com essa leitura. Se não conhece, esse é um ótimo livro pra se iniciar nesse mundo fantástico e assustador.

Para os curiosos de plantão, o livro teve uma edição anterior, lançada pelo selo Nerd Books onde o autor usou de anagrama pra se identificar como Abu Fobya,

Imagem/Reprodução: Biblioteca da Luh


Compre Amazon | Submarino

2 comentários:

  1. Vale a pena conhecer livros assim que inovam, reescrevendo histórias clássicas de uma forma diferente e quem não curte um terror?! Ótima dica!

    ResponderExcluir