27 outubro, 2014

O corvo, o gato e o Mestre

Edgar Allan Poe - O Mago do Terror 
por Jeanette Rozsas
Melhoramentos - 271 pgs

O livro nos conta de forma romanceada a história de Edgar Allan Poe. O seu nascimento, a perda de sua mãe muito cedo, a adoção pela família Allan, os primeiros amores, primeiros escritos, mudanças e mais mudanças, decepções, bebidas, mais decepções e a morte. Poe teve uma vida muito curta, morreu aos 40 anos, mas extremamente conturbada e repleta de mistérios.

Vamos à obra. Como um romance eu realmente gostei muito. A narrativa é muito fluida e nos prende do início ao fim. Cada início de capítulo, traz imagens da época que retratam lugares ou pessoas que serão citados nas páginas seguintes. Também conta com um trecho de alguma obra dele, e nos situa no tempo, indicando os anos aos quais aquele capítulo pertence.

Como biografia também gostei muito, pois a autora teve o cuidado de buscar diversas fontes pra descrever de maneira o mais fiel possível os fatos narrados.

Porém não gostei muito da mistura, pois pra que isso acontecesse foi necessário usar diálogos e deduzir sentimentos, e isso não me agradou, pois é quase impossível ter certeza da existência ou não dessas cenas.


Graficamente a obra é muito bacana. A capa é linda, quando totalmente aberta mostra Poe, corvos e um gato, que remetem a obras de sua autoria. A diagramação é excelente. Tem diversas imagens dele, dos familiares, das primeiras edições de suas obras, lugares onde morou e de seu túmulo. No fim do livro tem várias imagens de filmes baseados em suas obras, textos sobre a influência dos seus personagens e estilo de literatura em outras obras, e o que a autora chama de "Aperitivo", onde traz um trechinho das obras mais conhecidas dele. Pra finalizar tem o poema considerado sua obra-prima "O Corvo" na versão original, em inglês, e nas traduções de Fernando Pessoa e Machado de Assis. O livro também traz toda a bibliografia usada pra pesquisa e indicação de sites especializados na vida e obra do mago do terror.


Em resumo: pra quem não conhece Poe, esse livro é um excelente início. Pois a leitura é leve, agradável e os fatos históricos são fieis. Pra quem conhece, também é muito interessante, exatamente por mostrar sob um ótica diferente a vida desse autor incrível.



Compre Amazon | Submarino

Nenhum comentário:

Postar um comentário