30 novembro, 2014

Bem-vindo ao Bates Motel

Psicose (Psycho) 
por Robert Bloch (Tradução - Anabela Paiva)
DarkSide Books - 237 pgs

Esse livro deu origem ao filme de mesmo nome, dirigido pelo aclamado diretor Alfred Hitchcock.

Norman Bates é um homem atormentado pela mãe excessivamente controladora. Eles moram num casarão no alto de uma colina e logo abaixo fica o motel que ele gerencia. Nos últimos tempos, devido a uma reforma numa estrada próxima, o motel tem pouco movimento, o que deixa Norman com algum tempo livre para desfrutar de seus hobbies um tanto exóticos.

De outro lado temos Mary Crane, uma mulher na faixa dos seus 20 e tantos anos, que trabalha em uma corretora de seguros. Certo dia, ela fica responsável por fazer um depósito no banco pra um cliente, no valor de 40 mil dólares, porém decide roubar esse dinheiro. Na fuga, em meio a uma chuva torrencial e inúmeros questionamentos de como explicar o surgimento desse dinheiro pro seu namorado e irmã, acaba parando em frente ao Bates Motel.

Esse encontro é o estopim para os próximos acontecimentos.

A relação de Bates com sua mãe, que mais parece ser uma entidade onipresente e onisciente, é muito bem explorada, as descrições dos personagens é rica em detalhes. O suspense é mantido no decorrer de toda a história. Mesmo tendo assistido o filme antes, e sabendo o que vai acontecer, é quase impossível não se surpreender com os acontecimentos que culminam com um final magistral.


Duas informações que me chamaram a atenção foram: a de que Hitchcock comprou 3 mil exemplares do livro que estavam disponíveis, e os trancafiou em um galpão próximo de sua casa, evitando assim que as pessoas soubessem o final e não fossem surpreendidas com o filme. Outra "curiosidade" é que o livro foi baseado na história de Ed Gein, um psicopata da década de 1950.


Quanto à edição o livro é perfeito. Diagramação, ilustrações, qualidade do papel utilizado no miolo, orelhas das capas maiores que as encontras em outros livros e ainda vem com um aviso de porta da série  "Bates Motel".


Mesmo que você já tenho assistido ao filme, leia o livro! E sim, está no imperativo. Porque é uma ordem, é leitura obrigatória pra quem gosta do gênero, e diria até pra quem tem um "pé atrás" também. A riqueza de detalhes e o suspense que nos envolvem durante o decorrer da narrativa valem cada minuto.



Compre Amazon | Submarino

Nenhum comentário:

Postar um comentário