11 janeiro, 2016

As Noivas de Robert Griplen de Talita Vasconcelos


As Noivas de Robert Griplen por Talita Vasconcelos
Independente - 119 pgs

Há 200 anos, todo dia 24 de março, uma moça com 17 anos desaparece misteriosamente na cidade de Salem. As irmãs Dawson, Susan e Anne são gêmeas e irão completar 17 anos brevemente.
Robert Griplen é um homem amaldiçoado pelo destino, e foi tragicamente separado de sua noiva na véspera do casamento.
Certo dia, elas sobem em um penhasco e mergulham em uma piscina que que fica logo abaixo dele. Inacreditavelmente conseguem respirar embaixo d´água, e como se isso não bastasse encontram sereias e uma mansão  misteriosa totalmente preservada. Na volta à superfície, elas não tem certeza se o que aconteceu foi sonho ou realidade.
O destino dos 3, irá se cruzar ao de inúmeras moças que vieram antes delas, e que não puderam resistir ao encanto das águas de Salem.

O livro é narrado em 3ª pessoa, e o narrador tem acesso a todas as informações. Nos primeiros capítulos nós conhecemos as gêmeas, e acompanhamos o sofrimento de Susan, que vê sua irmã Anne, enlouquecer aos poucos. Quando já conhecemos um pouco da história das meninas, voltamos 200 anos na história e conhecemos Robert Griplen. A partir daí, a narrativa se intercala entre presente e passado. A autora vai nos envolvendo na história em doses homeopáticas, até o momento onde simplesmente não é possível mais deixar o livro de lado. A leitura precisa ser finalizada. 

Eu adoro histórias desse gênero, e a Talita soube dosar suspense, romance e um pouco de fantasia perfeitamente. Eu me vi, por diversas vezes ansiosa com a leitura, querendo chegar logo no final e saber o que finalmente aconteceria. A narrativa é rápida e dinâmica, mas isso não a deixa superficial, pelo contrário, parece que nos envolve ainda mais.  

As descrições no livro são muito boas. Com poucas palavras a gente consegue mergulhar de cabeça no contexto da história, e visualizar tanto a ambientação quando as personagens. Ela consegue fazer com que seja possível quase palpar o ar de Salem. 



Uma das descrições que mais gostei, era quando ela descrevia o perfume de jasmim que surgia em determinados momentos da narrativa. Acreditem, eu sentia o cheiro. 

Eu li o livro em PDF, e pasmem! Não encontrei nenhum erro de revisão. Digo isso, pois é muito comum encontrarmos erros até em livros físicos quanto mais em PDF, mas nesse não há. A única ressalva que eu faço é quanto a capa. Ela mostra bem o ar da época em que se passa a história, mas espero que quando ganhar sua publicação física, ela seja bem mais caprichada.

Sem dúvida nenhuma, recomendo e muito essa leitura pra pessoas que gostem de histórias bem contadas e com finais surpreendentes.

Compre AmazonSaraiva

37 comentários:

  1. Olá.
    Bem intrigante a premissa do livro, senti um ar de fantasia muito gostoso, sem falar no mistério. E o livro bem curtinho da pra ler de uma vez só.
    Realmente a capa está bem feinha
    Bejos

    ResponderExcluir
  2. Oi Nelmalina, eu ia comentar mesmo sobre a capa, que parece ser bem para destacar a época e ia falar que não tinha gostado muito, mas vi que o livro ainda não tem uma edição física e espero também, que seja uma capa diferente e bem mais bonita pois a história merece. Eu ainda não conhecia mas gostei muito pelo que você falou, fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro que quero pra ontem.
    Amo livros de romances com uma dose de suspensa, ainda mais quando a autora sabe conduzir bem a estória.
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Oie! Não conhecia a Talita Vasconcelos e achei a história interessante, um mistério bem bacana. Parece ser daqueles livros que a gente come pra saber o que vai acontecer. Concordo com você quanto a capa, precisa melhorar bastante! o.o'
    Abraços!
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  5. Ola Nel lindona achei a premissa bem confusa, mas sua resenha me dei uma luz, gostei de saber que os detalhes escritos pela autora chegam muito bem ao leitor o colocando nos cenários. Fiquei curiosa como o destino dos três personagens vão se cruzar. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Quando vi a capa e o título do livro logo pensei em um romance.... Mas ao ler sua resenha me surpreendi!
    Fantasia é meu gênero literário preferido, ainda mais quando vem com uma boa dose de suspense.
    Fiquei mega curiosa com a história!
    Abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  7. Oiii!!

    Eu li um livro infantil nesse estilo que tinha uma premissa bastante parecida, em suas proporções claro.
    Eu adoro um romance com suspense e fiquei encantada em saber da forma como a autora descreveu a obra a ponto de vc sentir o cheiro, isso é sensacional!
    Adorei de verdade.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Livro curtinho com uma premissa original, achei bacana!!! Muito legal a autora se preocupar com a revisão de forma que mesmo independente, você não encontrou erros, isso mostra como ela caprichou no trabalho. espero conferir em breve!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Amiga olha eu não conhecia essa obra e sinceramente depois que li sua resenha eu gostei bastante, porque a trama me parece ser muito boa, principalmente por se tratar de uma personagem que desaparece e ainda ter um mistério por trás de outro personagem. O legal disso tudo que apesar das estórias se intercalar, sempre tem várias revelações no decorrer e isso é bem legal quando tudo se entrelaça. Nossa eu adorei sério. Mas espero que não seja de terror =x

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-pandemonio.html

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Não conhecia a obra e nem a autora. Mas achei bem interessante a história... quantas garotas já desapareceram quando chegou a idade heim? se eu fosse uma das irmãs estaria desesperada rsrs
    vou procurar e colocar na minha lista.
    Muito bom ler e não achar erro de português.
    beijos
    www.conchegodasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Achei esta historia bem interessante com um que de mistério que me grada muito, a trama parece ser muito envolvente , e admito que fiquei com muita vontade de ler , gostei muito de sua resenha simples mais que soube expor muito bem os pontos positivos do livro

    ResponderExcluir
  12. Oie! Tudo bem?

    UAU! QUE PREMISSA MA-RA-VI-LHO-SA! Sério. Há tempos não me animava com um livro independente assim! Vou comprar com certeza. Estou louca para desvendar o mistério! E saber que não há erros ortográficos me anima mais ainda! :D

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  13. Oi.
    Adoro quando um autor desenvolve o enredo e envolve o leitor de forma sucinta e imperceptível, isso é talento.
    Gosto de suspense e senti que esse vai me causar um medinho rsrs...mas vou ler.
    Anotei a sugestão.

    Beijos.
    Leituras da Paty



    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Nossa, que resenha incrível. Fiquei super curiosa com essa trama, e só pelo fato de vai envolvendo aos poucos, já sei que não vou conseguir parar por nada. Tem um enredo bem elaborado, com uma boa revisão, que tenho certeza que vai me prender do inicio ao fim.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  15. Lembro que quando li esse livro soube no momento em que terminei que seria um dos meus favoritos, lembro que cheguei a pedir continuação pra Talita, mais ela ainda não sabia se teria uma continuação, já que o final parece que tem continuação e ao mesmo tempo não, eu também sentia o cheiro de jasmim e vai por mim me apaixonei pelo mocinho que leva ela para debaixo do mar.

    ResponderExcluir
  16. Olá
    Não conhecia o livro e muito menos a autora e acredite eu quero muito ler esse livro..adoro esse "Q" de misterio na estória e já quero saber pq a cada 24 de março uma garota de 17 anos desaparece,achei algumas partes parecidas com um livro que li Sereia da Tricia Rayburn,na parte da queda na "piscina" no penhasco,em encontrar sereias e respirar debaixo d'agua,mesmo assim quero muito ler.. Gosto muito qnd os capítulos são divididos entre presente e passado :)
    vc mencionou que leu em pdf..pode me passar?

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/lancamento-de-janeiro-editora-arqueiro.html#comment-form

    ResponderExcluir
  17. Olá! Eu ainda não conhecia a obra, mas achei sensacional essa premissa. Adorei todo o clima de suspense, e saber que tem um pouco de fantasia no meio me deixou mais animada ainda para ler. Parabéns pela resenha, ficou ótima!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  18. Apesar de não ter lido o livro eu concordo com você com relação a capa, ela deve ser mais caprichada e mais condizente com a história. Falando na história, achei a ideia maravilhosa e fiquei super curiosa em saber o que acontece com as irmãs. Será que elas vão conseguir resistir essas águas de Salem? Fiquei curiosa. kkk

    Beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  19. Olha, confesso que quando li a palavra "sereias" quase desisti do livro kkk Mas ai continuei lendo sua resenha e vi que é uma história bastante interessante! Gosto muito de tramas que intercalam presente e passado, e quando o autor consegue fazer uma trama assim fluir me conquista na hora :)

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Já comecei a gostar do livro quando você disse que elas respiram em baixo da agua e tem um castelo escondido lá, ele me ganhou só nessa parte rsrsr
    Realmente parece ser uma história fantástica e bem construída, e principalmente por contar o passado para te situar mais na história.
    Espero que quando lançarem o físico melhorem a capa mesmo, pois por ela eu não saberia que ele é tao lindo ;)

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Eu adoro livros que abordam o sobrenatural, ainda mais quando se tratam de sereias, é um ser mitológico que gosto muito e que queria saber mais. Estou bastante ansiosa para conhecer melhor a estória e poder tirar minhas próprias conclusões.
    A capa realmente não tem muito haver com a estória.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oiiie


    Estou começando a ler livros que tenham o tema sobre sobrenatural agora, e sinceramente estou gostando, e ainda mais quando se tem sereias eu ficou louca para ler, é um dos seremos mitológicos que mais amo ara ler. Fiquei super curiosa para saber o porque dos sumiços das moças e se elas ao final vão voltar.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  23. Olá!

    Não esperava por uma estória fantasiosa e cheio de mistérios. Pelo titulo e vendo a capa imaginei que fosse um romance. A estória parece ser boa, apesar de eu ter achado meio confusa kkkk mas talvez lendo eu entenda melhor.

    Beijos!

    www.cantinhocult.com

    ResponderExcluir
  24. Olá, eu não conhecia o livro mas me interessei bastante nele, parece ter uma trama bem elaborada e esse suspense chama bastante minha atenção. Por isso eu leria o livro sem sobra de dúvidas. Acredito que iria adorar!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  25. Olá, que livro surpreendente, achei maravilhosa a premissa, muito diferente.
    Fiquei super curiosa para conhecer a escrita da autora, e ainda por cima é nacional que máximo!!
    Gosto muito quando misturam passado e presente e suspense, mistérios e fantasia.
    Fiquei doidinha para ler com essa resenha e ainda mais sabendo o quão exigente você é com as suas leituras.
    Beijos.
    Giuliana
    Clube do Livro & Amigos | Curtiu?

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    Caramba, que sinopse é essa? O livro parece ter um bom suspense e uma boa trama. Já fiquei super curiosa para saber o que aconteceu com as meninas que sumiram, e o que tem nessa mansão em baixo d'água. Caramba, super curiosa kk'
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  27. Histórias de Salém sempre me chamam a atenção e com essa premissa não foi diferente. Fiquei curiosa com o que acontece com essas meninas e principalmente com essas irmãs. Como assim você sentiu o cheiro do que a autora narrava? Ela deve escrever muito bem mesmo. Adorei a resenha e com certeza quero ler o livro.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  28. Oi!
    Essa capa desanima. Mas já passei dessa época de deixar me influenciar pela capa, já que tive boas surpresas (positivas e negativas) em relação a isso. Quanto ao livro, não tenho costume de ler romances de época e nem sei se conseguiria. Não consigo me envolver. Mas irei tentar algum um dia :)
    Gostei da sinceridade sobre o livro, infelizmente, não vi nada inovador na história :/
    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Oiee!
    Esse livro é adaptção? Ou já teve alguma adaptação? A história me é bem familiar, mas tenho certeza que não li esse livro. Aliás, achei super interessante e fiquei mega curiosa pra ler! Gosto de finais surpreendentes também *-*

    ResponderExcluir
  30. Oi Nelma,
    Eu li Salém ali em cima e já fiquei pirada querendo ler.
    Esse sumiço da jovens me deixou com a pulga atrás da orelha e o que tem nessa piscina?
    Caramba gente! Tanta coisa boa por aqui e muitas vezes nem ficamos sabendo, então obrigada por essa dica.
    A falta de erros de revisão só mostra o trabalho bem feito dessa autora que deveria ser reconhecida por uma boa editora.

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  31. Olá, tudo bem ?
    no inicio achei que o livro iria contar sobre as Bruxas de Salém, mas me enganei feio.
    Achei bem interessante a premissa do livro, mas confesso que não sou muito fã de fantasia e isso me deixa sempre com um enorme pé atras de tudo que diz respeito ao mundo fantástico.
    No entanto, acho que arriscaria a leitura, sua resenha me deixou instigada.

    ResponderExcluir
  32. Olá!
    Gostei bastante da sua resenha, não conhecia o livro e fiquei super interessada!
    Adoro fantasia, e estou curiosa agora haha
    Já foi pra lista de leituras!
    Beijos!
    http://addictionforbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Não conhecia o livro ainda e fiquei bastante curiosa para saber mais da história. Adoro livros que intercalam presente e passado, e acredite só li até agora um livro com o tema sereias e acho que esse vai me fazer viajar na leitura realmente.

    Beijos e até logo! ^^
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  34. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro ainda, mas achei a premissa bem interessante. Gosto de livros bem escritos e que conseguem nos surpreender. Faz tempo que não leio um livro de fantasia que faça com que eu fique imersa na leitura, já vou colocá-lo na minha meta literária e procurar lê-lo o quanto antes.

    Beijos!

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Olá,
    Adoro fantasias! Se tem uma coisa que gosta é me aventurar no gênero, assim como você, mas livros em terceira pessoa não são o meu forte. Livros que tem um a dosagem certa de suspense e romance mistura com fantasias, me encantam. Não sei como não conhecia o blogger!

    ResponderExcluir
  36. Olá!
    Eu adoro livros que falem sobre sereias. As histórias vem sempre envolvidas com mistérios e deixa o leitor vidrado. Amei a sua resenha e vou adicionar a minhas leituras desejadas.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Não tenho palavras para dizer o quanto me sinto honrada com a sua resenha, Nelmaliana, e também com os comentários de todos. Muitíssimo obrigada! *-*

    Beijos a todos!

    https://www.facebook.com/TalitaVasconcelosAutora/

    ResponderExcluir