27 setembro, 2015

Entrevista com Eddie Vieira

Você lê uma HQ ou livro, se apaixona por alguma personagem e logo imagina como ela seria. Aí, vem um moço e transforma esse sonho em realidade. Foi o que aconteceu comigo quando, após ler as HQs do Valente, vi ele ganhar vida nas habilidosas mãos do Eddie Vieira. É um momento mágico quando você, enfim, pega nas mãos uma estátua e vê a personagem ganhando vida. E não contente com o sucesso que foi o Valente, esse menino ampliou seus horizontes e decidiu esculpir o Astronauta, baseado na obra "Astronauta Magnetar" de Danilo Beyruth. Pra contar um pouquinho mais dessa história, ele cedeu gentilmente uma entrevista pro Profissão: Leitora.

Sidney Gusman, Eddie Vieira e Mauríco de Sousa
                                                                                                  
PL - Como você começou a trabalhar com esculturas? 
Eddie - Ainda estudando desenho, lembrava de um programa antigo chamado "A Magia do Cinema", fiquei fascinado vendo que meus heróis e monstros favoritos eram feitos de massinha antes de ganhar vida na telona. Então, comecei a procurar estudar escultura no ano de 1998, e a partir daí estou até hoje aprendendo e fazendo os meus personagens favoritos.

Valentes

PL - Eu conheci o seu trabalho através do Vitor Cafaggi, que é o criador da HQ Valente. Eu já era apaixonada pela personagem, e quando vi ela ganhando vida através de suas esculturas, foi amor eterno. Como surgiu esse convite?
Eddie - Na verdade não foi bem um convite. Eu e o Vitor trabalhamos juntos na Casa dos Quadrinhos, e eu adoro o traço dele. Um dia brinquei e disse: "vou fazer o Valente", e foi assim...

PL - Como foi a escolha de qual imagem usar pra esculpir o Valente?
Eddie - Ah, isso é mais complicado, pois eu sempre quero tentar falar alguma coisa com a peça, e o Vitor teve todo o carinho pra desenhar a pose pensando em como ele ficaria interessante, como conseguiríamos aquele olhar para o Valente. O mérito é do meu amigo

PL - E como foram definidas as escalas? 
Eddie - Sou colecionador também, e sempre faço peças que coincidem com escalas de peças existentes no mercado. Gosto de pensar e comparar o quanto este personagem é grande perto daquele, se estivessem juntos.

1ª aparição da estátua do Astronauta na CCXP 2014

 PL - No ano de 2014, durante a 1ª CCXP você nos apresentou a estátua do Astronauta, baseada na obra do Danilo Beyruth. Conta essa história pra gente, em detalhes.
Eddie - Como eu disse, adoro este universo e não tem como não ficar encantando com esta nova visão dos personagens do GRANDE MAURICIO. Então, fiz um protótipo, apresentei à MSP e começamos a conversar a partir dai 

PL - Eu acompanhei alguns problemas que surgiram durante o período de pré-venda do Astronauta. Quais as dificuldades que você enfrentou pra que esse projeto se tornasse real?
Eddie - É complicado. Antes disso, eu trabalhava pro mercado simplesmente prestando serviço como pessoa física, sozinho. O projeto do Astronauta cresceu muito e não tínhamos nada, de repente tive que me tornar uma  grande empresa, conseguir mão de obra, arrumar estrutura, localização, alinhar com "terceirizados", uma dor de cabeça atrás da outra, e fazer isto aqui no Brasil é muito triste e complicado. Tudo aqui vai contra, mas quando eu vi que muitos gostavam e apoiavam a iniciativa, decidi levar isso até o final. E vou crescer e expandir a ideia, afinal hoje posso falar que estamos quase lá.

1ª aparição da Mônica baseada em Laços do Vitor e da Lu Cafaggi no Programa The Noite

PL - Depois do Astronauta, a gente já sabe que virá a Mônica baseada em Laços e Lições do Vitor e da Lu Cafaggi. Existem mais projetos pros personagens da MSP?
Eddie - Eu estou acompanhando todas as graphics, sou fã de todas. Por mim farei todos os personagens com  o maior carinho  e dedicação. Digamos que estamos trabalhando na ideia.

PL - Em 2015, você terá um estande na 2ª CCXP. O que a gente vai encontrar por lá?
Eddie - Posso dizer que encontraremos o que era preciso pra ter iniciado esse projeto do Astronauta. Uma estrutura, uma pequena empresa com um grande sonho. Durante o evento teremos 5 personagens baseados na arte de artistas nacionais com a presença deles no stand, e um pequeno lote já disponível à venda. Não devo fazer mais pré-vendas.

Adapak baseado no livro Espadachim de Carvão do Affonso Sollano

PL - Quais seus próximos projetos?
Eddie - Quero manter o foco em personagens nacionais, temos muita coisa boa aqui. Primeiro projeto é ter o Astronauta em estoque, melhorar a estrutura e qualidade da empresa e crescer a coleção. Vocês já viram o Espadachim de Carvão do Affonso Solano, ele já está disponível na pré-venda pela Best Toy. Nos próximos dias, a primeira unidade de uma das novas estátuas, será presenteada em uma promoção que divulgaremos em breve.

PL - Quais materiais você usa nos seus trabalhos?
Eddie - Inicialmente as peças são modeladas em argila (óleo e polímero) pra um concept (protótipo) de aprovação do artista/licença. Depois, confeccionamos moldes (borracha de silicone, resina/fibra) pra produzi-la em resina (poliéster, laminação e cargas) e no final são pintados com tinta laca, feitos um a um.

PL - Qual personagem que você gostaria muito de esculpir, e por quê?
Eddie - Quero conhecer mais personagens nacionais, mas confesso que quero fazer o Jotalhão (seria o Hulk da MSP, haha), a Bu do Valente e a Nielle do Holly Avenger, entre outros..

PL - Pra quem se interessar em começar a esculpir, que conselhos você dá?
Eddie - Comece com algum curso, estude e conheça artistas e trabalhos de escultura e modelagem.

PL - Quero te agradecer demais pelo seu trabalho e por ceder um tempinho pra conversar comigo. 
Eddie - Nossa, eu é que agradeço. Faço questão de compartilhar e quero combinar, de sempre comunicar a você sobre um novo produto quando ele for sair, e fique à vontade, estarei sempre à disposição. 

Você pode encontrar o Eddie Vieira através da sua empresa, Making Magic no Facebook e no Instagram. E as peças podem ser adquiridas com exclusividade pela Best Toy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário