06 novembro, 2017

Amor de Puta por Ricardo Daumas


Amor de Puta por Ricardo Daumas
Sensus - 279 pgs

João Maurício é carioca, e um funcionário bem sucedido de um renomado banco, que em certo momento se vê obrigado a ir pra matriz que fica em São Paulo.

Chega na cidade em uma tarde tipicamente paulistana: fria e chuvosa. Instala-se na sua nova residência, um flat no bairro de Moema, e de cara demonstra seu desagrado em estar nesse local, quando logo ao chegar abre a janela e em seguida a fecha, dizendo que "... o ar frio de São Paulo tem um cheiro duro...".  Além dessa mudança repentina pra outra cidade, João também está passando por um momento delicado no casamento. Ele e Lúcia há muito vivem de aparências, e ele acredita que essa mudança poderá ser, de alguma força, boa para ambos.

Em meio a inúmeras adaptações, ele conhece Celeste. Linda, jovem e garota de programa, ou puta, como o próprio título nos revela.

Quando recebi o livro da LC - Agência de Comunicação, a primeira coisa que me chamou a atenção foi o título, forte, direto, em letras garrafais. Lendo a sinopse, vem outro ponto que me causou curiosidade, o editor Marcelo Duarte, na orelha do livro diz que  o livro O Doce Veneno do Escopião por Bruna Surfistinha, foi lançado pela sua editora e ele faz um paralelo entre as duas histórias. Apesar de não ter lido o livro, acredito que seja de conhecimento de uma grande parte da população que ela relata sua história de vida e de seus relacionamentos com os clientes. Então, imaginei que na obra de Daumas encontraria algo parecido. Ledo engano.

A obra nos trás a história de um homem que está perdido, e é nesse novo ambiente que ele irá se descobrir.

A narrativa é feita em primeira pessoa, sob a ótica do João. Mas a visão dele é ampla, e conseguimos entender todos os acontecimentos e nos ambientar na história sem nenhuma problema.

Existem várias personagens na história, mas João é o ponto de encontro de todas elas, e todas de alguma maneira fazem parte desse momento de descoberta do protagonista.

A vida dele é cercada por 3 mulheres. Lúcia, a espoca, Alice, uma colega de trabalho com quem ele tem um affair e Celeste, a vizinha por quem ele se apaixona. São três personagens muito diferentes entre si, mas com papeis de suma importância no desenrolar da hisória. Fora elas, temos os colegas de trabalho dele, amigos e familiares. De todos a que me apeguei mais foi a Alice, mas todas as personagens são bem desenvolvidas, o apego ou não vai de gosto pessoal.

Confesso, que me surpreendi com esse livro. A narrativa do autor chega em certos momentos a ser poética, e isso me encantou.

"Não há charme que resista a uma vida sem propósito, e é assim que tem sido, como comer sem sentir gosto, só pra se alimentar." pg 17

"Seu poder sobre mim era insuportável, e eu senti o arrepio da violação consentida, desejada, inevitável e sem volta ao entregar meu desejo sincero a uma profissional como um adolescente desavisado, vulnerável, mas que ela respeitou." pg 74

Existem momentos de romantismo e momentos um pouco mais hot, por assim dizer, mas em todas a linguagem é sempre permeada por delicadeza.


Um outro ponto (foram muitos na verdade) que me agradou demais na leitura, foi um homem escrevendo sobre a história de outro homem. Temos a ideia de que os homens são sempre fortes e decididos, mas nessa leitura foi possível perceber que antes de mais nada, são seres humanos, e como tal também são inseguros, indecisos, apaixonados.

Quanto a parte gráfica, o livro apresenta alguns erros de revisão, mas nada que atrapalhe a leitura ou o entendimento do leitor. No início da obra temos a divisão dos capítulos por nomes, mas esses não aparecerem no decorrer da narrativa. Algo que no início me causou um de pouco estranheza e até um certo incômodo, foi a escolha das margens na diagramação, foi usado o "texto à esquerda". Não me lembro de ter lido outra obra assim, apenas em livros de poesia. Mas com o decorrer da leitura, me adaptei e nem percebi mais isso.


Em resumo, é um obra de leitura extremamente agradável, onde é possível ver a nós mesmos em diversos momentos. A narrativa é linear, mas o final me surpreendeu, e confesso que adorei. Mais que recomendo essa leitura, e não se assustem com título, é forte, mas a história é de uma delicadeza ímpar.


Comprar - Amazon 

26 comentários:

  1. Olá! É a primeira vez que leio sobre o livro e sobre o autor e tive uma ótima impressão sobre a obra. Vou anotar como dica de leitura!
    Bjs
    Lucy
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  2. O título não condiz com a resenha que li e eu gostei muito do que li. Gosto quando o autor sabe dosar a escrita, colocando delicadeza em tudo. E o fato do protagonista ser um homem me surpreende. Pontos positivos comigo merece ser anotado. Adorei conhecer a obra.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Nelma, tudo bem?
    Ainda não conhecia esse título, mas fiquei em choque com a força dele, sério. O título já parece ser um tapa na cara, sabe? Eu não saberia o que esperar dele se não tivesse livro sua resenha, mas fiquei perdidamente encantada. Achei muito bacana a questão de o livro ser delicado, apesar do tema. Achei interessante, também, a questão do homem narrar a história de um homem.
    Vou anotar a dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Nossa, eu vi esse livro sendo comentado pela menina do Blog Fundo Falso,,mas te seja é a primeira que estou conferindo e sinceramente eu adorei o que acabei de ver rsra. Sem dúvidas deve der uma obra e tanto! Espero ter a chance de comprar e fazer a leitura em brevé. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá, como vai?
    Eu não conhecia a obra, nem nunca tinha visto por aí, com esse nome, eu me lembraria com certeza. Não posso dizer que fiquei super empolgada com a premissa da obra, mas em alguns pontos da sua resenha, me vi interessada em iniciar a leitura. Se tiver uma oportunidade em breve, embarcarei na história.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Acho que o ponto q mais me agrada na obra é o fato de um homem estar trabalhando um personagem homem. Gosto muito quando isso acontece pq trás mais veracidade. O título do livro em si já me atrai tbm, já compraria só por ele pra dar uma causada mesmo 😂 mas no geral gostei bastante do que esplanou sobre a obra. Não a conhecia e fiquei bem interessada, espero poder ler em teve é gostar da leitura tanto qnt vc

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  7. Oiiii,

    Nunca tinha lido nada sobre a obra ou sobre o autor, achei interessante a premissa e pode ser um livro que eu venha a dar uma chance, mas acho que mesmo a visão do João sendo ampla eu vou acabar sentindo falta de outro ponto de vista porque eu sempre acho que tem alguma coisa faltando. Gostei muito de ele não ser igual o livro da Bruna Surfistinha, quando eu li isso já meio que me deu uma desanimada por achar que seria algo parecido, então foi ótimo saber que é uma história diferente e bem escrita. Adorei a resenha e anotei a dica, em uma próxima oportunidade vou tentar ler ele.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  8. Hello!
    Pelo título realmente parecia outro tipo de leitura e fico feliz que tenha te agradado e superado as expectativas.
    Ainda nao li nada da editora, mas fiquei animada a conhecer essa história intrigante e delicada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Tudo?
    Não conhecia o livro e fiquei meio intrigada porque o título realmente é muito forte eu particularmente nunca compraria um livro com esse título simplesmente porque não gosto de palavrões, mas ao decorrer da sua resenha vocÊ disse que o autor trata com delicadeza o enredo, então acho que ficou meio contradizente a escolha do título. Enfim, gostei da resenha.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, eu não tinha conhecimento sobre o livro, mas eu passo essa dica.

    ResponderExcluir
  11. O NOME DO LIVRO JÁ CHAMA MUITO A ATENÇÃO PELA CORAGEM E PELO VISTO, O ENREDO HONRA ESSE DESAFIO. ACHEI LINDA A PARTE GRÁFICA QUE AS SUAS FOTOS EVIDENCIARAM. ESTOU MUITO CURIOSA PARA LER.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    O nome do livro chamou a atenção, e gostei de saber que a trama é de uma delicadeza impar. Achei a história bem interessante, e será uma história bem diferente dos livros que estou acostumada a ler.
    Gostei dessa dica.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  13. Oi.
    Parece ser um enredo muito interessante, principalmente por ser, como você disse, um homem contando a história de outro homem. Estou acostumada com a a visão romântica que autoras mulheres tem dos homens, deve ser interessante ver o personagem sob outra perspectiva.
    Adorei e anotei a dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Eu fiquei chocada com o nome do livro! kkkkkk
    Qui qui é isso minha gente!!!
    Mas então, com o decorrer da sua resenha, fiquei interessada pela obra pois a premissa parece ser bem incrivel e envolvente.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  15. Oi!

    O livro não tinha me chamado a atenção total, mas depois de ter lido que a escrita do autor chega a ser poética, me lembrei (não sei por que) de Bukowski, então fiquei interessada. Obrigada pela dica :)

    bj

    ResponderExcluir
  16. Olá!!
    Não conseguia a obra, gosto de livros que são apresentados por personagens masculinos, na minha opinião que conseguíamos entrar no mundo desses seres desconhecidos kkkkkk fiquei curiosa com a trama e vou anotar a dica!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bom?

    Ao ler o título do livro, imaginei um tipo de leitura totalmente diferente do que descrito na resenha. O ponto mais interessante, para mim, é mostrar um homem realmente humano. Só porque ele é homem, não pode ser inseguro, apaixonado e indeciso?
    Além disso, confesso que me incomodou ter usado o "texto a esquerda", mas acho que depois de um tempo eu me acostumaria, como você.
    Enfim, parece ser um bom livro e é ótimo para quebrar alguns tabus e preconceitos.

    Enfim, adorei o post e obrigada pela indicação :)
    Abraços.

    https://instantesmemoraveis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Nelma,
    eu já havia lido uma outra resenha desse livro que havia me deixado com uma impressão bem negativa a respeito da história, mas sua resenha me abriu os olhos para uma nova perspectiva, não digo que vou correr para ler mas garanto que vou procurar mais informações a respeito ao invés de descartar a possibilidade de leitura de cara como eu já havia feito.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Achei o título do livro bem impactante, e já me deixa curiosa com o que pode trazer.
    Pela sua resenha eu não esperava nada do que ele é na verdade, e pude ver que é um livro que eu com certeza gostaria, que além de entreter trás umas verdades ao leitor.
    Se um dia tiver oportunidade farei a leitura

    ResponderExcluir
  20. Oii,

    eu não conhecia essa obra, mas me pareceu bem interessante. Gosto de livros com temas "polêmicos" e que saiam do óbvio. Quando li sobre o alinhamento lembrei de uma de minhas aulas de diagramação da faculdade, minha professora mostrou como exemplo um livro com esse alinhamento e eu também achei muito estranho! Mas segundo ela, muitos livros usam esse alinhamento, só que geralmente são livros de língua inglesa. Então é realmente diferente ver isto em um livro nacional.

    Oi, Barbara.

    Achei bem interessante a proposta da coleção, me parece bem interessante. Eu gosto de livros assim, que falam resumidamente sobre determinado assunto e sempre busco saber mais do que se destacou ao meu ver. Muito legal mesmo!! adorei

    http://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia o livro, nem o autor. Mas achei interessante sua ressalva sobre um homem escrevendo a história de outro homem, acho que foi esse o diferencial que despertou minha atenção.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá. Eu não tinha conhecimento em relação ao livro e nem o autor mais eu dispenso essa dica.

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia o título mas confesso que fiquei interessa em lê-lo, parece mesmo ser um livro bem interessante.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá! Muitos tem certo preconceito com esses tipos de livros bem escancarados pra sociedade, mas isso me faz ler acredita. Sim! Pois é uma obra diferente e como tu mesma disse é de um homem escrevendo sobre outro, nada mais justo do que ver pelo ponto de vista deles todos os dramas que não apenas as mulheres vivem.
    Esses erros e diagramação irão me incomodar, mas como você, irei me acostumar a leitura.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem? Nossa, parece ser um livro surpreendente mesmo. A primeira coisa que chama atenção é mesmo o título e como ele está posicionado na frase. Gostei de apesar citar um livro, ele destoar dele pois mostra sua própria independência. Dica anotada <3
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Eu li essa livro há algum tempo e escrevi está resenha no Recanto das Letras:
    AMOR DE PUTA
    "Amor de Puta " de Ricardo Daumas, conta uma história sob a perspectiva de João Maurício , executivo de um banco, trinta e tantos anos, carioca que se muda por motivo de trabalho para São Paulo.
    João está questionando a vida que leva, um casamento ruindo por desinteresse mútuo, a carreira profissional em que ele não vê mérito em sua promoção, em que o que deve fazer é não "meter os pés pelas mãos " e esperar que mais cedo ou mais tarde as coisas acontecem.
    O protagonista desperta o desejo de duas mulheres : Celeste, a"puta" do título e Alice uma colega de trabalho. Talvez seja Celeste que atraía o seu desejo.
    Alice é linda, ambiciosa, parece que sempre sabe a atitude certa a fazer. Já de Celeste, João diz que gosta até de sua "putice" e se impressiona com a serenidade que ela lida com suas questões.
    Ele encontra em Celeste uma espontaneidade que ele não encontra em seu mundo, em que atitudes como dissimular são normais. Alice seria bem aceita em seu meio social, mas até a sua beleza estonteante soa meio artificial.
    Celeste leva João rever seus conceitos de vida, a fazer uma mudança em sua vida em que ele não sabe se terá coragem de ir até o fim.
    Vou parar por aqui para não entregar o final . Qual será o desfecho da história de João e Celeste?
    Você leitor, viveria um amor desses?

    ResponderExcluir