17 maio, 2014

Ah, meu doce vampiro...

Lázarus 
vol. I da Série Lázarus 
por Georgette Silen
Giz Editorial - 525 pgs 

Lázarus é o primeiro livro de uma série sobre vampiros. Nesse volume Laura nos é apresentada. Ela é uma mulher na casa dos 30 anos, viúva, mãe da adolescente Cínthia, brasileira mas com ascendência britânica.

Depois da morte do marido ela se fecha para o mundo, dedicando-se apenas ao trabalho e à filha.  Laura é museóloga e em dado momento é convidada pra trabalhar no Museu de Bristol, e aceita, afinal é a recompensa por anos de dedicação e esforço na sua carreira.

Elas mudam-se pra Bristol, onde Laura tem uma casa que foi herança de sua avó. Começa a trabalhar no museu e conhece Robert, por quem se apaixona. Logo, nós descobrimos que ele é um vampiro e faz parte de um clã que faz parte de uma organização muito maior. Aí você pensa, "ok, mais um livro sobre vampiros que se apaixonam por humanos e vice-versa"... e eu te digo: NÃO!.

Bem, existe um romance entre eles e uma trama envolvendo assassinatos misteriosos, mas isso é só o início de uma narrativa muito bem elaborada e extremamente detalhada, onde o universo vampírico que conhecemos se expande de maneira exponencial. A cada página que viramos adentramos um pouco mais nesse universo. Descobrimos que a espécie é dividida em diversas raças e essas subdivididas em grupos. Muitos convivem com os humanos sem que os mesmos se deem conta disso, e os relatos sobre eles são quase tão antigos quanto a própria humanidade, encontrando-se espalhados pelo mundo inteiro.

Também são "quebrados" vários mitos, como o de que vampiros não podem se expor a luz solar, tem medo de artefatos religiosos ou se alimentam apenas de sangue. Porém, mesmo tendo diversas novas informações, em nenhum momento a essência desses seres é perdida.

Apesar de existir uma ampla literatura em torno dos vampiros, a autora tem a sua própria identidade e a mantém no decorrer de toda a narrativa, o que a torna extremamente envolvente aguçando nossa curiosidade o tempo todo. O foco principal é a história da Laura, porém existem diversas outras tramas que são tão interessantes quanto, e todas as personagens são muito cativantes.

A diagramação é muito bem cuidada. O livro tem páginas amarelas e no início de cada capítulo tem um mapa como ilustração. Ele é narrado em primeira pessoa, na maioria dos capítulos pela protagonista.


Se você gosta de histórias vampirescas e quer algo novo, mas que mantenha a essência do vampiros clássicos misturando romance, suspense e intrigas, esse livro é mais que recomendado. 



Compre Amazon

2 comentários:

  1. Se esse livro for melhor do que os outros livros de vampiros já lançados, ele já ganha pontos comigo, porque até hoje não li um que fosse bom (obs: não li todos!). Estou seguindo seu blog, segue o meu de volta? Abraços

    blogfalandodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. olha Eva, eu já li pelo menos um livro de cd autor q escreve sobre o gênero, e esse me agradou d+ msm... seguindo tb... ;D

    ResponderExcluir