28 junho, 2014

Amizade, peraltices e muita aventura

Camundo - O Desenho e a Sombra 
por Nanuka Andrade
Underworld - 379 pgs

A história se passa na Curitiba de 1.922. Conhecemos Camundo, um menino abandonado pela família e criado em um asilo, que sofre de fotossensibilidade e tem o dom de desenhar. Mas, infelizmente não são desenhos felizes, são desenhos de coisas terríveis e que logo em seguida acontecem na vida real.

Camundo havia feito um desenho, no qual o diretor do asilo sofre um acidente, e quando isso se concretiza a arrumadeira do local, Mariana, decide levá-lo embora de lá para protegê-lo. Ela o leva para a casa de Elano, um homem rico e influente da cidade, que o abriga. Mas o impede de desenhar, afinal, eram desenhos perigosos que poderiam atrair pessoas mau intencionadas, como os membros do Asseclas do Lagarto, uma sociedade secreta que guarda um segredo milenar.

Lá, além dos adultos, ele conhece um trio de crianças, Malini, Cindina e Quinzinho, que irão se unir para ajudar a desvendar os mistérios que cercam o seu dom, e viver inúmeras aventuras.

A leitura desse livro me trouxe referências de três obras que eu amo: as peraltices da turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo, a amizade da Turma da Mônica e as aventuras de Indiana Jones.

No primeiro terço do livro as personagens e os ambientes são apresentados, no meio surgem tramas, os mistérios são expostos e a investigação começa, no terço final é aventura pura com direito a fantasia também. A narrativa é deliciosamente empolgante e muito fluida. A história é muito bem contada, foi impossível não querer também fazer parte daquele turma. Nenhuma ponta fica solta e a história nos surpreende até a última página.

A edição é muito bonita, as ilustrações de capa e de miolo são do próprio autor. As páginas são amarelas, a capa tem orelhas e a diagramação é boa, porém existem diversos erros de grafia no decorrer da narrativa, mas isso não influencia na dinâmica da leitura.


 Camundo é catalogado como literatura juvenil, mas eu recomendo pra todo tipo de público. É uma leitura acima de tudo, divertidíssima.

Infelizmente, no momento o livro está fora de catálogo, só é possível encontrá-lo, com alguma sorte, em sebos. Mas o escritor, pretende relançá-lo logo. Pra dar um gostinho das aventuras desse moleque, é possível encontrar os contos A Sombra do Crime e Camundo - Assassinato no Trianon para Kindle, na Amazon. Lembrando que não é necessário ter o aparelho para a leitura, basta instalar o aplicativo no smartphone, tablet ou PC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário