09 março, 2016

Cisne de Eleonor Hertzog

Cisne por Eleonor Hertzog
Mundo Uno - 726 pgs

Cisne é o primeiro livro da série "Uma geração. Todas as decisões."

Cisne é um veleiro de alta pesquisa tecnológica e o lar da família Melbourne. Nele moram Henry e Doris, os pais e conceituados biólogos marinhos, juntamente com seus 8 filhos, que variam de idade entre 8 a 16 anos. Esse grupo de pessoas é o único responsável por todo trabalho na embarcação, e as crianças além das obrigações com o veleiro ajudam os pais nas pesquisas sobre a vida marinha da Terra.

Henry e Doris formaram-se na Escola Avançada de Champ-Bleux, e os filhos resolveram seguir os mesmos passos. Surpreendentemente todos os filhos que se candidataram, conseguiram a vaga e enquanto aguardavam o ingresso na escola, a família é envolvida em uma questão diplomática entre a Terra e Tarilian – único planeta habitado conhecido pelos terráqueos – sendo obrigados a aceitar a bordo do Cisne dois repórteres estagiários.

Em meio a essa tensão entre os dois planetas, os Melbourne precisarão evitar que essa frágil amizade se transforme em uma guerra, e ao mesmo terão que lidar com questões envolvendo seus filhos, que são muito maiores que os problemas interplanetários.

Vamos começar assim: a história do livro é muito interessante, e teria tudo pra ser uma das minhas melhores leituras. Porém a maneira como ela é escrita, é extremamente enfadonha. Lembrando que a partir daqui é exclusivamente minha opinião, minha experiência com o livro.

Esse livro entrou pra minha lista de querências desde o primeiro momento que o vi. E cada vez que via ou ouvia alguém falar sobre ele, só aumentava o meu desejo de lê-lo. No meio do ano passado consegui comprá-lo, porém ele nunca chegou nas minhas mãos (p.s. cuidado com compras em grupos na internet). Aí fiquei sabendo do book tour, e mais que depressa me inscrevi. E qual não foi minha felicidade ao ver que havia sido um dos blogs escolhidos. Mal pude suportar a ansiedade até recebê-lo. Porém, a alegria parou por aí.

As dez primeiras páginas foram excelentes, estava mega empolgada com a leitura. Mas a partir daí, infelizmente não foi bacana. A leitura começou a se arrastar interminavelmente. A escritora usa um estilo que eu nunca havia visto, pelo menos nunca num livro tão grande. Ele é narrado quase que totalmente através de diálogos.


E isso, com o decorrer das páginas se torna maçante. Vou relatar alguns detalhes logo do início, então não tenham medo de spoiler. Cada vez que o Cisne aporta em uma cidade, a tripulação faz uma festa pras pessoas que os aguardam. Em certo momento, eles chegam a um porto e as crianças Melbourne decidem fazer um teatro pros moradores locais, bacana, porém esse teatro é narrado em sua íntegra, são páginas e mais páginas assim. Existem repetições de diálogos, como por xemplo: personagem A conta algo a personagem B. Personagem A encontra personagem C e reconta a mesma história. É novidade pro personagem C, mas nós já sabemos. E isso se estende a quantos personagens precisem saber da história.


No meio do livro eu já estava cansada, e por mais interessante que a história fosse, o livro não me atraía mais. Pra mim a leitura é uma experiência ampla, que abrange uma diversidade de coisas. E por melhor que a história seja, o fato de ter sido uma leitura maçante e arrastada fez com que essa experiência não fosse das melhores.

Outra coisa que não gostei, foi o fato de muitos personagens não serem bem desenvolvidos. Em certo ponto não conseguia diferenciar algumas delas. Por ser narrado em diálogo a maior parte do tempo, também senti necessidade de mais informações sobre os ambientes onde a história se passa.

Como disse anteriormente, a história é muito interessante, tem aventura, ação, ficção, tudo que eu amo num livro, se não fosse o estilo narrativo escolhido. Isso, realmente fez com minha experiência não fosse boa. 

Porém, não "desrecomendo" o livro. Como disse, é a minha opinião sobre a minha experiência, e se você não se importa com esses detalhes, leia-o, é bem possível que você tenha uma opinião diferente da minha. 

Compre na Amazon 

31 comentários:

  1. Olá, eu li esse livro faz um tempinho, sendo que até a capa é diferente, e também já li sua continuação. Enfim, lembro que a ambientação se destaca bastante, principalmente porque a autora usou e abusou de várias características especiais para os personagens. Sua resenha me fez relembrar essa aventura tão instigante, mas devo confessar que demorei muito tempo para finalizá-lo - por vários motivos - e por isso acho que não o leria novamente. Pena que você não conseguiu ter uma experiência muito boa com a narrativa :( Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nelmaliana! Tudo bem?
    Eu já estava achando a história um pouco confusa com isso do outro planeta ser habitado e da família ter que aceitar repórteres no barco, só consegui me sentir ainda mais desanimada a ler depois que você disse que o livro todo é praticamente só composto por diálogos. Caramba! São 726 páginas, realmente sou capaz de imaginar o quanto deve ter sido maçante passar por tudo isso apenas vendo diálogos. Enfim, não pretendo ler esse livro agora. Mas sua resenha realmente ficou muito boa e obrigada por ser tão sincera. Beijos! ^-^

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Que livro grandinho haha'
    Eu também tenho um problema com algumas narrativas longas, chega em um momento da história que eu não me vejo mais interessado e custa muito terminar o livro.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nel
    Eu tenho muita curiosidade em ler esse livro, principalmente porque ouço bastante elogios. Uma pena que muitas coisas tenham te incomodado. Não tenho problemas com muitos diálogos na narrativa, mas acho que dependendo até ficaria mais cansativo mesmo, porque gosto bastante de uma escrita sem falas também.
    De qualquer forma, ainda quero ler o livro. Uma pena que não funcionou tanto para você.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Nel. Tudo bom?
    Eu recebi esse livro da autora quando participei de uma capamha de parceria pra divulgar o mais recente trabalho dela, o Guardião. Ainda não li, mas confesso que o tamanho dele me faz deixar ele lá esperando um pouco mais. Tenho uma amiga que está lendo e o comentáiro dela foi que "nossa, ele é muito detalhado" e isso estava tornando a leitura dela também um tanto quanto cansativa.
    É engraçado, eu amo diálogos, quando um livro tem pouco eu sempre reclamo, mas acredito que eu também não gostaria de um livro que fosse tão cheio de diálogos. É aquela coisa, o equilíbio é tudo e tudo em excesso não é legal.
    Eu tenho curiosidade pela história em si, mas o tamanho do livro e ter ciencia desses pontos que não agradam, não me deixa muito animada. Mas um dia eu lerei.
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  6. Amiga olha quando a autora ainda tava começando ela me mandou a primeira edição de seu livro CISNE da capa azul sabe? Eu ainda não o li, porque como tu sabe ele é bem grandinho e estou esperando um momento oportuno para fazer a leitura, mas já vi pessoas comentando muito bem do livro e também sobre os personagens, porém, é a primeira vez que vejo uma resenha meia negativa por assim dizer. Eu sinceramente nunca curti muito livro detalhado não, porque normalmente isso me dá um sono do karamba, mas eu quero saber da estória sim. Quero conhecer a escrita da autora e espero poder gostar. Já o tenho tanto livro como em ebook e provavelmente acho que tenho o segundo em ebook também, mas não lembro. Mas mesmo assim espero gostar bastante. Vamos ver né? Espero que você leia o segundo e que você mude de ideia quanto a leitura do livro =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/ebook-worlds-3.html

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia esse livro e, sinceramente, acho que não faz muito meu tipo de leitura (apesar de ter ficção, aventura, etc). Não sei se leria, ainda mais depois de ver essa narração super esquisita hahah

    Mago e Vidro
    | Sorteio DamnedGirls | NOVE livros pra você!

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Cara, 726 páginas de muitos diálogos? Me deu sono só de pensar. Nunca me senti atraída pelo livro, então com certeza não o lerei, ainda mais sabendo desses detalhes que, para mim, eram inéditos até ler sua resenha. Obrigada por escrever uma resenha bem explicada.

    ResponderExcluir
  9. Oi *---*

    Caramba tudo isso de pagina?? Não me admira ser massante, claro que não é desculpa mas você acabou perdendo o interesse de tão cansada, é horrível isso, no seu lugar teria abandonado faz tempo.
    Também não gosto quando o autor não desenvolve os personagens secundários, é bem isso que você disse, chega uma hora que nem sabemos diferencia-los. Adorei a resenha, ela foi bem sincera e sucinta.

    Bjos

    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    É um pena quando o livro tem potencial, mas o autor peca nos pontos principais: como o desenvolvimento dos personagens, a linguagem, a narrativa. Confesso que quando li a sinopse, achei bem cativante, mas ao decorrer perdi um pouco de interesse porque os pontos negativos que você citou é o que me deixam bem irritada ao ler um livro. Eu sei que cada um sua experiência de leitura, mas né, a gente sempre leva em consideração as opiniões de outros leitores.

    No fim das contas, eu não sei se leria. Não descarto a leitura, mas não morrerei de vontade. Parabéns pela resenha! :)

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Poxa, desanimei total com a leitura :(
    Tinha uma ideia bastante básica da trama, mas o fato de ela ser toda em conversas, quase não possuir descrições dos lugares e ter tudo dito por intermináveis páginas me desanimou.
    Acho que, como você disse, essa foi sua experiência e cada pessoa pode ter uma experiência, mas acho que não será muito boa para mim.
    Gostei da sua resenha e a sinceridade.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie, o livro já me chamou atenção por ter uma família enorme, acho que foi mais ou menos o seu desejo de tê-lo imediatamente. Fico receosa ao saber que é todo narrado em diálogos e acho que isso me perturbaria muito. Acho que minha experiência não seria boa também e estou desconsiderando o o livro por enquanto para leitura, pois gosto de personagens desenvolvidos e boas descrições. Quem sabe eu dê uma chance para ele no futuro.

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Eu tinha visto a capa desse livro em outro blog, e achei muito bonita! Agora lendo sua resenha percebo que não faz o meu estilo, além de o livro ser enorme, ele ser uma leitura arrastada complica e muito a situação, não gosto de leituras arrastadas e acabo sempre abandonado-as, por isso deixo a dica passar.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. OIe!
    Nossa, eu estava animada para a leitura, mas não conhecia esses pontos negativos da história. EU ainda não tenho o livro, e lembro dele quando era uma capa azul. Sempre imaginei que era uma excelente história, mas já percebi que vou ficar com sono.
    Bjks!

    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    Lembro de ter ficado muito confusa com os personagens e seus respectivos nomes quando comecei a ler esse livro, principalmente em relação aos gêmeos *-* Mas anotei num caderno e fui em frente. A parte que ficou cansativa para mim foi mais para o final, a partir da página 600, eu acho *-* demorei um bocado para terminar. Mas como você disse, a história é MUITO interessante, e eu me apaixonei completamente pelos personagens (vulgo dupla de gêmeos ♥), então eu curti o livro :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Ai, que penaaaaa que não vi esse Book Tour disponível, porque – como você – adoraria ler Cisne!!!! Cobiço essa obra há muito tempo, justamente pelas boas resenhas a respeito do talento da autora e do enredo em si. Tal como a sua resenha, né???? Menina, você aguçou minhas "lombrigas" (rs). Amei saber mais da história. Parece ser do gênero steampunk. QUERO PARA ONTEM! Hahaha. Eu adquiri o e-book, mas por ser um livro que tenho total certeza de que vou adorar – e por ser tão grande – queria mesmo lê-lo em material impresso.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oiee

    Eu terminei esse livro por esses dias!
    E vejo como as opiniões podem divergir, eu já gostei bastante.
    Sim, algumas partes foram cansativas devido aos muito diálogos mas eu gostei muito da história, fiquei curiosa com algumas coisas. Enfim, apesar de ser um gênero que não leio muito, esse eu gostei.

    Bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Estou lendo esse livro, passei da metade agora e estou um pouco decepcionada com a narrativa. Também estou achando cansativa e para um livro com tantas páginas até desestimula um pouco.
    Ainda não tenho uma opinião se gostei ou não do livro, vou terminar e vejo.
    Parabéns pela resenha
    beijos

    ResponderExcluir
  19. Que pena que apesar de todos os elementos excepcionais você não conseguiu curtir a leitura...
    Eu sou suspeita pra falar por que amo essa série, amo a família Melbourne e amo a escrita da Eleonor. Estou lendo Guardião? que é um conto dessa série e já li linhagens que é a continuação de Cisne, e que por sinal é ainda melhor que o primeiro. Espero que você leia os demais livros da série e consiga se encantar tanto quanto eu me encantei.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  20. Oi, estou lendo esse livro devagar porque não é meu gênero preferido, mas, apesar disso, discordo totalmente de você. Os diálogos e as cenas estão muito bem desenvolvidas e uma das cenas que mais ri e me animei até agora, foi justamente a do teatro, que, aliás, foi a primeira festa que eles tiveram depois de atracar em uma cidade rs.
    A Eleonor não deixa o leitor de fora, fazendo com que nos sintamos parte da família e isso é o mais incrível pra mim.
    Espero que muitas pessoas leiam essa série e lembrem que é uma série e personagens serão mais explorados nos outros livros também.
    Beijãooooo,
    Mari

    ResponderExcluir
  21. Olá, eu estou com esse livro aqui e ele será minha próxima leitura, eu confesso que o tamanho dele me assustou um pouco, espero gostar pelo menos. É uma pena que ele foi maçante para você, pretendo ler e ver o que eu acho ainda.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  22. Oii!

    Desde que conheci a autora, fiquei com muita curiosidade em relação a obra! Na realidade, todas as resenhas que li, foram muito poistivas. Participei de uma semana com a autora e acabei escolhendo Linhangens para ler, justamente por ele ter um resumo de Cisne. Gosto de livros com diálogos, mas não só com isso né? Fiquei um pouco decepcionada!
    GEnte, que absurdo não receber o livro >< Eu nunca compro em redes sociais :(

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Oi é uma pena o livro não ter te agradado tanto pela narrativa, não sei se o leria, acho que vou buscar conhecer mais sobre a obra.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oii!
    Me assustei com o número de páginas, rsrsrsrs...
    Sempre que leio um livro muito longo acho a história um pouco massante.
    Gostei muito da sua resenha, e confesso, não gosto muito de livros com
    muitos dialogos...
    É, esse eu vou deixar passar.
    abraços.

    ResponderExcluir
  25. Olá!

    Eu estou doida para ler este livro,pois gostei muito da descrição do enredo que li em uma resenha a um tempo atrás. Mas agora com você dizendo que tem coisas que se repetem muito, como isso do teatro... Eu não sei se eu leria, pois acaba ficando chato e ai você acaba pulando coisas sem ler e isso é muito, muito chato de se fazer. Então agora eu não sei mais se eu leria o livro viu... Vou ponderar bastante sobre isso.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  26. Olá! Eu sempre tive vontade de ler esse livro. Mesmo você dizendo que a leitura ficou cansativa, ainda estou com vontade. Achei a premissa super legal, bem do jeito que eu gosto.beijos!
    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá!

    Um livro repleto de diálogos? Acho que isso me desmotiva completamente a ler... A premissa é até interessante, mas não consigo imaginar como um autor conseguiria passar a riqueza do ambiente e dos personagens sem períodos de descrição. Também não consigo me abrir para essas repetições que você falou... Acho que vou aguardar uma obra diferente para iniciar a leitura dessa autora.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  28. Oi!!
    Eu não li nada dessa autora e vou confessar é primeira resenha que leio desse livro e algo não me agradou, essa questão de outro planeta, hum sei lá se eu iria gostar.
    Deve ser o máximo viver em uma embarcação assim, eu que amo pesquisa ia adorar passar um tempo estudando e pesquisando a vida marinha.
    Poxa você estava tão empolgada e com um desejo enorme de ler e acabou se decepcionando, é tão chato quando isso acontece né.
    Nossa pelo visto os diálogos são maçantes e isso me faz ficar com um pé atras, não sei se leria esse livro.
    Pelo visto a história tinha tudo para ser boa, mas a maneira que foi exposta para o leitor acabou se tornando uma experiencia negativa.

    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
  29. Meu Deus! Um casal mora em um veleiro com oito filhos?! Isso é bárbaro! Com relação às suas impressões, eu entendo você. Creio que não basta ter uma boa história para contar. O que diferencia um bom livro de um mau livro é forma como ele é escrito. Qualquer um de nós pode ter uma boa história para contar, mas para ser escritor, é preciso ter uma boa escrita. Livros muito detalhados são, de fato, enfadonhos e maçantes.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  30. Oi,

    recebi esse livro em parceria com a editora, e terminei a leitura semana passada, e sabe que eu não gostei e impliquei um pouco no começo, depois eu gostei??? eu achei os diálogos entre os pais e os filhos super bem construídos. O respeito que eles têm entre si é outro ponto que achei lindo....só achei o livro meio grande demais!!!!

    Que pena que não te agradou tanto....

    bjs

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    Desde que foi lançado esse livro tive vontade de ler. Todas as críticas são positivas, foi uma pena saber que a leitura não funcionou com você. Eu nunca vi essa narrativa de diálogos também. Não gosto de histórias maçantes, mas como você disse só vou saber se gosto da história se ler. Então quando tiver a oportunidade quero ler esse livro e tirar minhas próprias conclusões.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir